quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A realidade que os cercam
O preconceito hoje em dia atrapalha e muito a reintegração de pessoas que já passaram por sérios problemas pessoais, tais como drogas, prisão etc. Um ex presidiário, por exemplo, mesmo já tendo pagado sua pena na cadeia, continuará enfrentando sérios problemas aqui e fora ao procurar um emprego, porque nunca o dão chance de se reintegrar a sociedade.
A miséria, a fome, a desigualdade social, está por traz disso. Um homem desempregado que vê seu filho chorar por não ter comida em casa, de tão desesperado, sai as ruas e entra para o mundo do crime, das drogas. Ele rouba para alimentar seus filhos, ele se droga para aliviar sua realidade, porém vem o governo e dá um prato de comida. Do que adianta ganhar esse prato se só vai alimentar-lo durante um dia? Nada, não adianta nada, pois a comida acabará e ele voltará a sua realidade. Não é necessário um prato de comida e sim uma oportunidade para consegui-lo. Se desde o principio tivéssemos uma educação decente nas escolas públicas, mais ofertas de emprego, oportunidades para aqueles que precisam de uma nova chance, com certeza a realidade de muitos mudaria para melhor. Não haveria tanta desigualdade social.
Recuperar um individuo hoje e integrá-lo à sociedade se torna difícil pois a realidade de vida que o espera não mudou, novas oportunidades ainda não surgiram e ao contrário do esperado, tudo se tornou foi ainda mais difícil para ele.

Nenhum comentário: